Igreja Anglicana - CAPELA DA VIRGEM MARIA

Ordem Franciscana Anglicana realiza visita missionária

CLIQUE NO TÍTULO PARA ACESSAR A MATÉRIA

quinta-feira, 10 de maio de 2012

O Papel da Virgem Maria - Esclarecimento aos evangélicos


Por Rev.Pe. Gecionny Pinto, tssf*

Este esclarecimento é direcionado especialmente para os evangélicos da Igreja Anglicana, mas pode ser entendido por todos aqueles evangélicos abertos
`as opiniões fundadas na História da Igreja Cristã.

            Tenho sido questionado a respeito do valor que eu dou a pessoa da Bem Aventurada Virgem Maria. Antes de tudo gostaria de lembrar que na Igreja Anglicana convivem em espírito de fraternidade e amor várias tendências aparentemente opostas : anglo – católicos, evangélicos, carismáticos e liberais. O que une essas várias tendências é o Quadrilátero de Lambeth : A Bíblia, os 2 sacramentos : batismo e eucaristia; o episcopado histórico e os Credos .

            Eu, particularmente tenho maior simpatia pela ala Católica da Igreja Anglicana, apesar de ter absolvido um pouco de cada tendência pela minha experiência religiosa. Já fui carismático , evangélico e católico tradicional e por ser historiador tenho algumas concepções liberais.

            Apesar de em nossa Diocese predominar o evangelicalismo anglicano e em outras Dioceses a ala Católica – liberal, diga-se de passagem a do nosso futuro Arcebispo de Cantuária Roam Willians, não podemos acha que o anglicanismo se resume a nossa diocese ou ainda a nossa paróquia.

            O espaço que a Virgem Maria ocupa dentro da Comunhão Anglicana é sem dúvida maior do que ocupa em todas as outras Igrejas oriundas da Reforma. Porém ele é menor do que o ocupado na Igreja Católica Romana e na Igreja Católica Ortodoxa.

            Isso se deve ao fato de que para mim os três maiores ramos históricos do Cristianismo : Católico, Ortodoxo e Anglicano são oriundos da Igreja apostólica primitiva e por isso apresentam tantas semelhanças.

            No artigo do Rev. Jorge Aquino , intitulado ´´ Maria na tradição da Igreja Anglicana´´ ele nos mostra cinco pontos que afirmam o espaço da Virgem Maria :

1.      No mundo todo Catedrais e Paróquias dedicados a memória da Virgem . No Brasil temos as paróquias da Virgem Maria, em Caxias do Sul e de Santa Maria em Belém do Pará.

2.      O uso de ícones marianos em algumas Catedrais como por exemplo , na Catedral de Cantuária que possui no seu lado norte, a Capela da Bem Aventurada Virgem Maria.

3.      Apesar  de ser muito raro , devemos fazer referência a presença de imagens da Virgem Maria em algumas Igrejas Anglicanas. O nosso atual Arcebispo de Cantuária, D. George Carey ( da ala Evangélica ) realizou uma benção de uma imagem de Maria com o menino Jesus, no dia 24 de abril de 2001, na Catedral de Washington.

4.      Além disso existem lugares de peregrinação mariana como por exemplo , à capela de Nossa Senhora de Walsingham, na Inglaterra , que recebe desde 1061 milhares de pessoas.

5.      Por fim ainda existem comunidades monásticas ou não que vivem a Espiritualidade mariana. No Brasil existe uma comunidade luterana mariana : a Comunidade Evangélica de Maria.







Além disso a Igreja Anglicana, segundo o mesmo artigo, cita dominicalmente na Liturgia ( Credo e orações eucarísticas ), no calendário existem 3 festas marianas : Anunciação ( 25 de março ), Visitação ( 31 de maio ) e a festa da Bem – Aventurança ( 15 de agosto ) , além de existir no hinário anglicano algumas que fazem referência a Virgem Maria ( exemplos 218 e 107 ).

Depois do exposto vimos que existe espaço no Anglicanismo para a devoção mariana, apesar de essa devoção tem caráter particular e não público. ou seja, não podendo ser exigida de todos os membros de nossa Igreja.

Além do exposto no artigo, tenho visitado sites anglicanos do mundo inteiro, e nessas visitas tenho conhecido algumas paróquias que rezam o terço romano, sem nenhuma adaptação. Claro que a execeção não faz a regra mas não podemos ignorar que essa prática existe. Em relação aos dogmas marianos, os anglicanos tendem a rejeitar o da Imaculada Conceição e o da Assunção de Maria . Aceitando porém Maria como Mãe de Deus, como Virgem ( mesmo que a maioria acredite que Maria teve outros filho ). Com relação a Intercessão de Maria ela é vista dentro da doutrina da Comunhão dos Santos ou seja intercessão coletiva da Igreja Triunfante pela Igreja Militante e não individualmente, já que os Santos e Santas continuariam desprovidos de onisciência e onipresença.

Que venhamos a crescer em nossa espiritualidade cristã, pois a Virgem Maria afirmou : ´´ Fazei tudo que ele vos disser ´´. ( Jo 2 : 5 ).  A grande polêmica, para muitos é a oração  da Ave – Maria, a primeira parte é o cumprimento da profecia que diz : Todas as gerações me proclamaram Bem – Aventurada ( Lc 1 : 28, 42 ) e a Segunda parte pode ser  entendida não como uma intercessão individual, mas dentro da Intercessão coletiva da Comunhão dos Santos.

Vale a pena lembrar que em nossa diocese existe uma Ordem Franciscana e como sabemos São Francisco tinha uma espiritualidade mariana. Concordo que a falta de formação de muitos católicos os leva a uma compreensão Mariologica desvinculada da Cristologia, porém a ausência total da figura de Maria na maioria das Igrejas Evangélicas é lamentável, visto que todos os reformadores do século XVI, tinham a mesma em grande estima.

Oremos :   Deus Pai Todo – Poderoso, por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo te peço que a espiritualidade mariana  leve-me a desenvolver as virtudes que a Virgem Maria cultivou em sua vida que a levou a ser considerada pelos cristãos como Mãe, modelo e testemunho de uma vida totalmente consagrada a Deus.

Amém ! Assim Seja !





* Ministro Encarregado da Capela Anglicana da Virgem Maria



=> Contatos : gecionny@yahoo.com.br ( Natal – RN )

Nenhum comentário:

Arcebispo de Cantuária, o Dom. Justin Welby

Arcebispo de Cantuária, o Dom. Justin Welby